Seja bem-vindo
,01/10/2025

  • A +
  • A -

JHC não atende reivindicações e professores mantêm greve geral em Maceió: “JHC, a culpa é sua!”

A paralisação já dura mais de 20 dias na capital e deve se estender até, pelo menos, o dia 2 de junho.


JHC não atende reivindicações e professores mantêm greve geral em Maceió: “JHC, a culpa é sua!” Protesto dos professores nas ruas de Maceió, após decidir pela manutenção da greve geral | Foto: Ascom/Sinteal

Os professores da cidade de Maceió estão em greve geral desde o último dia 5 de maio, após o prefeito da capital, JHC (PL), propor um reajuste de 5% parcelado — proposta não aceita pela categoria. Agora, mais de 20 dias após o início da paralisação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) decidiu manter a greve, já que a prefeitura não apresentou uma nova proposta.


A situação da educação na capital alagoana evidencia um verdadeiro descaso por parte da administração do prefeito JHC, que mantém a proposta de 2,5% em maio + 2,5% em outubro, somada ao pagamento de progressões retroativas — o que continua sendo rejeitado pelos profissionais, que seguem em greve.


“Nós estamos cobrando do gestor que, de fato, coloque a educação como prioridade. Nossa luta é legal. O caos da educação pública de Maceió é responsabilidade de JHC. São fatores como a suspensão dos transportes escolares, a falta de PAEs e o não pagamento de progressões e biênios que demonstram o descaso da prefeitura de Maceió com a educação”, afirmou Izael Ribeiro, presidente do Sinteal.


Após decidirem pela manutenção da greve, com cartazes com os dizeres: “JHC, a culpa é sua!”, a categoria saiu em protesto pelas ruas do centro de Maceió até a sede da Secretaria Municipal da Fazenda.


“Não dá para aceitar. O gestor tinha uma proposta de 6,27% e recuou para 5%, de forma parcelada. Isso é um desrespeito e um deboche contra a nossa categoria. É preciso que continuemos cobrando toda essa pauta, construída legalmente na luta”, declarou Consuelo Correia, vice-presidente do Sinteal.



Assembleia que decidiu pela manutenção da greve da categoria em Maceió.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.