Seja bem-vindo
,01/10/2025

  • A +
  • A -

Renan Calheiros defende nova legislação sobre a exploração de recursos minerais

Renan Calheiros ressaltou que, embora poucas pessoas acompanhem esse tema, ele é um dos mais importantes para o futuro do país.


Renan Calheiros defende nova legislação sobre a exploração de recursos minerais Renan Calheiros / Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros ressaltou a importância dos minerais em sua rede social , descrevendo-os como recursos importantes que podem  impulsionar a economia brasileira em alguns anos. Segundo ele, esses minerais estão presentes em equipamentos essenciais do nosso dia a dia e são fundamentais para a produção de tecnologias e para a transição energética mais limpa e eficiente. 

Renan Calheiros ressaltou que, embora poucas pessoas acompanhem esse tema, ele é um dos mais importantes para o futuro do país. Ele alertou que o Brasil precisa evitar tornar-se novamente uma "colônia".  Sendo assim, informou que a CAE do Senado iniciou um uma audiência pública com especialistas, buscando sugerir uma legislação atualizada para os minerais encontrados no Brasil.

Leia mais:

Vereador Rui Palmeira critica pedido de novo empréstimo do prefeito JHC

Manifestação de Hugo Motta e a resposta de Marcel van Hattem sobre a decisão do IOF

Ele detalhou que existem 17 minerais considerados essenciais para a economia, o desenvolvimento tecnológico, a segurança e a defesa do Brasil. Citou as funcionalidades dos minerais críticos e estratégicos e como eles são utilizados na produção de cabos de fibra ótica, equipamentos médicos e de defesa, usinas nucleares, celulares, baterias e computadores. 

Por fim, Renan Calheiros apresentou dados que reforçam a relevância do setor mineral para o Brasil, afirmando que ele responde por 4,3% do PIB, quase 20% das exportações e gerou mais de 220 mil empregos diretos.





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.