Conheça os novos secretários da gestão de Júnior Menezes e veja quem já caiu!
No segundo ano de gestão, júnior Menezes promove nova reforma no primeiro escalão do governo municipal.
Secretariado inicial da gestão de Júnior Menezes. foto: Secom União dos Palmares O prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, realizou uma série de mudanças no secretariado municipal neste início de 2026, com o objetivo de reorganizar a estrutura administrativa e fortalecer a gestão pública. As alterações foram oficializadas por meio de portarias publicadas no Diário Oficial do Município.

Larissa Leal na Secretaria de Saúde - Foto: reprodução
Uma das principais mudanças ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde, com a exoneração de Petrúcio José Veiga Wanderley do cargo de secretário, após pedido do agora, ex-secretário. Para garantir a continuidade dos serviços, o prefeito nomeou Larissa de Barros Leal para assumir a pasta de forma interina, assegurando o funcionamento regular da rede municipal de saúde enquanto a gestão avalia os próximos passos para a área.

Thalles Rocha na Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Projetos - Foto: reprodução
Anderson Ventura foi exonerado e em seu lugar assumiu foi o advogadoThalles Roberto Rocha Emery, que ocupava o cargo de procurador na Procuradoria Jurídica do Município.Thales é genro da empresária Eliane do Globo e, esteve, a frente da procuradoria da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, durante a presidência do vereador Givanildo Gomes, vulgo Nenzinha, no Legislativo Municipal no biênio 2023/2024. A pasta agora ocupada por Thales, também já foi ocupada por Nenzinha durante a gestão do ex-prefeito Kil de Freitas. (Erramos: corrigimos o texto, para remover a informação de que Thalles é aliado político de Nenzinha)

Anderson Ventura na Secretaria de Indústria e Comércio - Foto: Reprodução
Outra alteração ocorreu na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Marcos Lobo deixou o comando da pasta, e Anderson Mateus Ventura foi nomeado como novo secretário. A secretaria é responsável por políticas voltadas ao desenvolvimento econômico, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento do comércio local. Ventura, que é servidor de carreira, já pasosu por outras pastas no muncipio.
A prefeitura de União dos Palmares não se manifestou sobre as mudanças ocorridas, mas de acordo com interlocutores do alto escalão político do município,as mudanças integram um processo de reavaliação da equipe de governo, alinhando os cargos estratégicos às metas estabelecidas para o novo período administrativo. visando ampliar a eficiência da máquina pública e garantir melhores resultados nas políticas públicas voltadas à população de União dos Palmares.
Quem caiu ou mudou de cadeira em 2025?
Ao longo do primeiro ano de mandato, Júnior Menezes fez poucas alterações no secretariado herdado da gestão de Kil de Fretias. Tirou Anderson Ventura da Finanças e nomeou Paulo Victor, relocando Ventura para o Planejamento no lugar de Edemir de Moraes, que ficou na Secretaria de Administração; na Assistência Social caiu Gabriela Lins que deu o lugar, a Alane Menezes; Na Educação, Junior emplacou Rimelque Shirley, que logo depois caiu, assumindo Mariana de Magalhães; Outra pasta modificada também foi a Admintração, que teve Edemir de Moraes como titular, mas logo depois passou a ser comandada por Adelson Andrade, que era Ouvidor Geral e foi substituído por Lucas Siqueira, candidato a vereador não eleito em 2024.
Nos primeiros meses de gestão, Sandro Couto também foi exonerado e seguiu com Kil de Freitas para Emater, em seu lugar, Júnior Menezes nomeou o ex-vereador Júlio Paulino Filho.
Quem também não se sustentou no cargo foi a vice-prefeita Samires Ulisses, que pediu exoneração do cargo de Secretária de Inclusão Social e igualdade Racial, a pasta passou a ser acumulada por Alane Menezes.
Dentro do escopo político de Júnior, seu irmão Bruno Menezes deixou a Superintedência de Iluminação e o prefeito nomeou Elói Neto para o cargo. Cogitou-se que Bruno seguiria para a Secretaria de Obras, que tinha o comando interino de Toni Lopes, que com poucos meses seguiu para o gabinete do prefeito, e em seu lugar, entrou o ex-vereador e também ex-secretário Paulo César Felix.
Agora, com a saída de Petrúcio Wanderley e Marcos Lobo inicia uma nova reformulação da gestão de Júnior Menezes.
Quem permaneceu onde estava?
Assessor Especial de Governança - Jandilson Vasconcelos
Chefe de Gabinete – Hermes Marques
Controlador Geral – Diogo Francisco
Coordenador de Defesa Civil – Almir José
Diretor Geral da Guarda Municipal – Anderson Fabrício
Procurador-Geral do Município – Allan Bellarmino
Secretaria de Cultura – Elisabete Oliveira
Secretaria de Infância e Juventude – Nathan Lins
Secretaria de Esportes – Valdão Dativo
Secretaria de Meio Ambiente – Claudionor Ferreira
Secretaria de Turismo – Isabel Maia Gomes
Secretaria de Abastecimento e Transporte – Fabian Hollanda
Secretaria de Comunicação – Leonardo Bastos
Superintendente de Transporte e Trânsito – Gyzellia Vasconcelos


