Prefeitura confirma caso de meningite tipo B em União dos Palmares e reforça medidas de prevenção
A Prefeitura reforçou ainda que a segurança da população é prioridade e que todas as ações estão sendo baseadas em critérios técnicos e informações oficiais, evitando a disseminação de dados que possam causar alarmismo.
Paciente com sintomas de Minigite tipo B. Foto: Reprodução A Prefeitura de União dos Palmares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou a ocorrência de um caso de meningite do tipo B no município. De acordo com a nota oficial divulgada, - Leia abaixo a nota na íntegra - o paciente encontra-se em estado estável e segue em tratamento, sob acompanhamento médico. Segundo as informações da Secretaria de Saúde, o paciente havia realizado uma viagem recentemente e apresentou os primeiros sintomas após retornar ao município. Ao procurar atendimento, recebeu assistência médica imediata, com adoção de todos os cuidados necessários desde o início do quadro clínico.
Desde a confirmação do caso, o município informou que todas as medidas de vigilância, prevenção, proteção e acompanhamento estão sendo executadas, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As ações incluem o monitoramento de contatos e a atuação da vigilância epidemiológica.
A Secretaria esclarece que a medicação preventiva, conhecida como quimioprofilaxia, é indicada apenas para contatos próximos do paciente, como pessoas que residem ou dormem no mesmo local, aquelas que tiveram contato direto com secreções respiratórias, convivência próxima e contínua em ambientes fechados, além de profissionais de saúde que tenham sido expostos sem o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
À população, a orientação é manter boas práticas de higiene, observar sinais e sintomas da meningite, manter a caderneta de vacinação atualizada e seguir as recomendações da vigilância epidemiológica. A rede municipal de saúde disponibiliza as vacinas Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente e BCG.
A Prefeitura reforçou ainda que a segurança da população é prioridade e que todas as ações estão sendo baseadas em critérios técnicos e informações oficiais, evitando a disseminação de dados que possam causar alarmismo. A Secretaria de Estado da Saúde segue atuando em monitoramento conjunto com o município.



