Governo Trump chegará ao Brasil para debater as punições de Alexandre de Morais
David Gamble chegará ao Brasil na segunda-feira (5/5)

David Gamble é coordenador de sanções internacionais do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e integrante do atual governo do presidente Donald Trump. Sua chegada ao Brasil está agendada para esta segunda-feira (5/5) e já causa agitação na internet, principalmente entre os apoiadores da família Bolsonaro.
Sua visita ao maior país da América do Sul tem como objetivo debater possíveis sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e, talvez, a outros membros e servidores de alto escalão do Poder Judiciário brasileiro. Entre as possíveis sanções estão a proibição de entrada de Moraes nos Estados Unidos e o congelamento de ativos financeiros em instituições americanas.
Sua chegada ao Brasil é fruto das articulações de Eduardo Bolsonaro, que atualmente se encontra nos Estados Unidos, e tem como intuito proteger a suposta democracia brasileira e sua estabilidade política. Para a ala bolsonarista, trata-se de uma vitória contra o atual governo petista, que constantemente é retratado como ditatorial e com extrema censura política.
Entretanto, essa argumentação soa contraditória, tendo em vista que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro são admiradores declarados da Ditadura Militar Brasileira — que, aliás, foi financiada pelos Estados Unidos. Resta agora aguardar o desenrolar dessa nova narrativa americana, que parece tentar, mais uma vez, interferir na independência política brasileira.