Paraná Pesquisas: Bolsonaro, Michelle e Tarcísio superam Lula em SP
O petista só lideraria nas simulações em que nenhum dos três adversários disputasse.

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (7) pelo instituto Paraná Pesquisas revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece atrás de três nomes da direita em cenários simulados para a eleição presidencial de 2026 no estado de São Paulo. Segundo os dados, Lula seria superado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e pelo governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). O petista só lideraria nas simulações em que nenhum dos três adversários disputasse.
O desempenho negativo de Lula no maior colégio eleitoral do país coincide com a avaliação de seu governo entre os paulistas: 63,1% dos entrevistados desaprovam a atual gestão federal, enquanto 33,9% demonstram aprovação. Esse cenário de rejeição elevada pode estar influenciando diretamente sua baixa competitividade frente aos principais nomes da oposição no estado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de maio de 2025, com 2.020 eleitores entrevistados em todo o estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Os dados reforçam o desafio do governo Lula em reconquistar apoio em um estado-chave para as eleições presidenciais.