Seja bem-vindo
,14/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Sem chuvas, Rio Mundaú entra em nível de alerta de seca em Rio Largo, Santana do Mundaú e União dos Palmares

Boletim Hidrológico da Secretaria de Recursos Hídricos aponta situação crítica da Bacia do Rio Mundaú.


Sem chuvas, Rio Mundaú entra em nível de alerta de seca em Rio Largo, Santana do Mundaú e União dos Palmares Leito do Rio Mundaú em União dos Palmares -AL. Foto: O Senadinho

Com um mês de Maio quase sem chuvas em todo o estado de Alagoas, em um período que costuma ser início da quadra chuvosa na região Nordeste do país, a ausência de precipitação se torna uma preocupação na região da Zona da Mata de Alagoas, que costuma ser bem agraciada com chuvas regulares e abundantes, inclusive, em muitos casos, provocando enchentes nos municípios ribeirinhos ao Rio Mundaú, que é uma das principais bacias hidrográficas do estado.

O Rio Mundaú, que tem seu nascedouro na cidade de Correntes - PE, e corta vários municípios de Alagoas, tem apresentado uma situação crítica em relação ao volume de águas que desce em seu leito que percorre os dois estados, e tem o Rio Canhoto, Rio Inhumas  e Rio Caruru, como seus principais afluentes.

Nos boletins hidrológicos de ontem (12) às 16h30, o nivel do Rio Mundaú em União dos Palmares -AL atingiu o "nível de atenção de seca", sendo que em seu leito corre apenas 115 centímetros de água. Essa é a medida exata considera pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) para o município para declarar "atençao de seca"

Hoje (13), às 09h15 da manhã, nas cidades de Rio Largo (428 cm) e Santana do Mundaú (187cm), sendo que a cota para "nível de atençao seca" para estes municípios são de 429cm e 195 cm, respectivamente.

A situação dos afluentes do Rio Mundaú também são preocupantes, o Rio Inhumas em Palmerina -PE está quase no nível mais grave com apenas 36cm de leito de água. Por sua vez, o Rio Canhoto em Canhotinho -PE e Rio Caruru em São José da Laje estão em condição melhor, mas já preocupam, o Canhoto tem 140cm e o Caruru 174cm, o que é considerado baixo, mas ainda não entra em alerta de seca pela SEMARH.

A previsão do tempo para Alagoas nos próximos 15 dias sinaliza uma chegada de chuvas para o estado, o que pode melhorar a condição dos rios, mas ainda assim, com poucas chuvas até o momento, o inverno tende a ser encurtado, e um verão sem chuvas pode se estender, causando mais preocupação até o fim do ano.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.