Paulo Dantas se aproxima do PSD e reforça aliança com Renan Filho para 2026
Dantas teria assumido o compromisso de não disputar nenhum cargo eletivo em 2026.
Paulo Dantas e Renan Filho / Foto: Vosmar Rosa O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), está prestes a trocar de partido e se filiar ao PSD, comandado nacionalmente por Gilberto Kassab. Segundo informações divulgadas pela revista Veja, a filiação deve ocorrer entre o fim de 2025 e o início de 2026 e faz parte de uma estratégia política alinhada ao grupo dos Calheiros, especialmente ao senador e ex-governador Renan Filho (MDB), figura central da política alagoana.
De acordo com bastidores divulgados pelo jornalista Marcelo Ribeiro, Dantas teria assumido o compromisso de não disputar nenhum cargo eletivo em 2026, encerrando seu mandato como governador e, em contrapartida, atuando ativamente na campanha de Renan Filho para retornar ao governo de Alagoas. A decisão reforça a estratégia do grupo político liderado por Renan Calheiros, que busca manter o controle do estado, agora articulando alianças com o PSD, sem romper oficialmente com o MDB.
A movimentação política foi facilitada após o deputado federal Luciano Amaral, primo de Paulo Dantas, se filiar ao PSD e assumir a presidência do partido em Alagoas. O ato contou com a presença de lideranças de peso, como o próprio Renan Calheiros e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, indicando que a migração de Dantas não encontrará resistência dentro do grupo. A articulação consolida um projeto de poder que visa manter o grupo político dos Calheiros no comando do estado nas eleições de 2026, com Dantas fora da disputa, mas como peça-chave na campanha do aliado Renan Filho.




