Seja bem-vindo
,01/10/2025

  • A +
  • A -

Rafael Brito comemora a aprovação do piso dos servidores da educação

''Agora é continuar a luta para que seja aprovado em todas as comissões e que esse benefício chegue logo em todos" escreveu em sua rede social.


Rafael Brito comemora a aprovação do piso dos servidores da educação Deputado Rafael Brito / Foto: Site Rafael Brito

O deputado federal Rafael Brito publicou hoje (2/7) em sua rede social X, comemorando mais uma vitória para a educação:

"Acabamos de dar mais um passo importantíssimo para a valorização profissional dos servidores da educação do Brasil. Aprovamos há pouco o PL 2531, que cria o piso salarial para todos os profissionais vinculado ao piso do magistério. Agora é continuar a luta para que seja aprovado em todas as comissões e que esse benefício chegue logo em todos", finalizou o deputado alagoano.

Vamos entender um pouco mais sobre o projeto que Rafael Brito comemora. A escola é composta por vários profissionais, certo? Talvez os principais deles sejam os professores, afinal, o papel fundamental de uma instituição educacional é ensinar. Mas, além desses profissionais, existem os agentes técnicos e administrativos, que são responsáveis pela rotina burocrática das escolas. O projeto procura garantir um piso salarial mínimo a esses profissionais. Inicialmente, o projeto fixa em R$ 2.164,68 mensais, ou seja, 75% do piso dos professores em nível nacional. A lei procura garantir dignidade mínima aos secretários escolares, vigias, auxiliares de direção, entre outras funções esquecidas do ambiente escolar.

Em caso de aprovação nas outras comissões do Congresso Nacional, o desafio será obrigar os entes federativos a cumprir essa obrigação. É importante ressaltar que, embora os professores já possuam o piso salarial em nível nacional, vários estados e prefeituras não cumprem com o pagamento desse piso e constantemente são denunciados por professores e sindicatos. Resta saber se essa nova lei vai garantir essa obrigação ou se ficará apenas no papel. O governo federal precisa criar medidas punitivas mais severas e eficazes para que os entes federativos cumpram suas obrigações, caso contrário, será apenas mais um piso, como o do magistério, que muitas prefeituras e estados vão ignorar.

Veja a publicação do Rafael Brito abaixo e leia mais sobre a educação em Alagoas: 






Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.