Deputada Tabata Amaral propõe uma taxa mais altas para os ricos
Ela ressalta que o país mais capitalista do mundo taxa os mais ricos, mas no Brasil isso não acontece.

A Deputada Federal Tabata Amaral publicou um vídeo em sua rede social em defesa da taxação dos mais ricos no Brasil. No vídeo, ela ressalta que o país mais capitalista do mundo taxa os mais ricos, mas no Brasil isso não acontece. A parlamentar afirma que a tributação no país é desigual e injusta com os mais pobres.
"Quem ganha mais tem que pagar mais", escreveu a deputada acima do vídeo compartilhado. Ela continuou a criticar a atual legislação brasileira: "Como membro da comissão do novo Imposto de Renda, apresentei um projeto ainda mais ousado que o do governo: em vez da tributação dos super-ricos ir até 10%, ela vai até 20%".
Leia também:
- Procurador recomenda arquivamento da queixa-crime de Arthur Lira contra Renan Calheiros.
- Janaina Paschoal defende fim de reembolso de despesas médicas para políticos e servidores públicos
A proposta do governo federal visa oferecer isenção tributária para quem recebe até R$ 5 mil mensais e, consequentemente, aumentar a alíquota para aqueles que recebem acima desse valor. No entanto, grande parte do Congresso e do empresariado brasileiro critica a medida, alegando que vai prejudicar a economia a médio e longo prazo. Alguns cidadãos, por sua vez, ressaltam que as empresas podem repassar esse aumento para os mais pobres. Embora essa afirmação não faça sentido econômico, ela é constantemente vista nas redes sociais.
A deputada finaliza afirmando que "Assim, seria possível não apenas isentar o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil, mas também reduzir impostos para todo mundo. Chega de jogar a conta dos impostos no Brasil no colo dos mais pobres".
Quem ganha mais tem que pagar mais imposto pra que quem ganha menos pague menos. Não tem mistério.
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) July 3, 2025
Como membro da comissão do novo Imposto de Renda, apresentei um projeto ainda mais ousado que o do governo: em vez da tributação dos super-ricos ir até 10%, ela vai até 20%.… pic.twitter.com/dDvMUDwnyX