Lei Magnitsky: EUA impõe sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
O anúncio foi feito por meio do site oficial do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos divulgou sanções contra Viviane Barca de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira (22).
A Lei Magnitsky foi criada nos Estados Unidos para punir pessoas envolvidas em crimes de corrupção ou violações dos direitos humanos ao redor do mundo, prevendo medidas como o congelamento de bens e a proibição de entrada no país.
O anúncio foi feito por meio do site oficial do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Além de Viviane, a empresa LEX – Instituto de Estudos Jurídicos, da qual ela e seus filhos são sócios, também foi alvo das sanções.
Em julho deste ano, a lei também já havia sido aplicada contra Alexandre de Moraes. Na época, Scott Bessent, secretário do Tesouro, afirmou que Moraes “é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados – inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”.