Projeto da Saúde de Santana do Mundaú é premiado em evento nacional no Rio de Janeiro
A gestão municipal, liderada pelo prefeito André Castro, tem recebido destaque nacional pela implementação de programas que priorizam o bem-estar das pessoas com ações preventivas e de promoção da saúde.
Ao lado da equipe técnica, Secretária de Saúde de Santana do Mundaú, Paula Gomes (Blazer Marrom), recebe prêmio no Rio de Janeiro. Foto: cortesia Ascom O município de Santana do Mundaú voltou a ganhar destaque nacional. Nesta terça-feira (21), o projeto "Laços Nutritivos", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi premiado no I Encontro Nacional de Experiências Inovadoras em Atenção Primária à Saúde, realizado no Rio de Janeiro.
O evento foi promovido pela Rede ColaboraAPS, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e reuniu 29 iniciativas de 13 estados brasileiros, selecionadas entre 472 projetos inscritos em chamada pública nacional.
Representando Santana do Mundaú, no interior de Alagoas,, o projeto Laços Nutritivos foi reconhecido como uma experiência inovadora no cuidado à saúde da população. A iniciativa trabalha a nutrição comportamental como estratégia de combate ao sobrepeso e à obesidade, promovendo mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida com acompanhamento interdisciplinar.
Foco na humanização e no resultado
A secretária municipal de Saúde, Paula Gomes, comemorou a conquista e ressaltou o impacto positivo do programa no município, “Com uma abordagem da nutrição comportamental no combate ao sobrepeso e obesidade, o projeto Laços Nutritivos tem feito a diferença na vida da população assistida com um acompanhamento especializado e totalmente personalizado, focando na mudança do estilo de vida. Os resultados têm sido super satisfatórios, e ter mais uma iniciativa da gestão do prefeito André Castro entre as melhores do país é mais que uma alegria: é um orgulho e uma recompensa pelo trabalho que realizamos diariamente por uma saúde cada vez mais humanizada e eficiente.”
Paula também destacou o trabalho da equipe, “Parabenizo a autora do projeto, a nutricionista Fernanda Machado, e toda a nossa equipe multidisciplinar pela dedicação e competência.”
Com o prêmio, Santana do Mundaú reforça sua posição como referência em políticas públicas de saúde inovadoras, especialmente dentro da Atenção Primária, que é a porta de entrada do SUS e base do cuidado à população. A gestão municipal, liderada pelo prefeito André Castro, tem recebido destaque nacional pela implementação de programas que priorizam o bem-estar das pessoas com ações preventivas e de promoção da saúde.




