Aprovação de Paulo Dantas cai quase 5 pontos com crise na Saúde em Alagoas
Nos bastidores, aliados já admitem preocupação com o impacto da crise na disputa eleitoral de 2026, em que o Renan Filho já aparece atrás de JHC na corrida ao Governo de Alagoas.
Governador Paulo Dantas vê aprovação caí e reprovação subi em 30 dias, com crise na saúde. Foto: Arquivo Osenadinho. A crise na Saúde Pública de Alagoas começa a refletir nos índices de avaliação do governador Paulo Dantas (MDB). Em um intervalo de apenas 30 dias, a aprovação do chefe do Executivo estadual caiu quase 5 pontos percentuais, segundo comparativo entre duas pesquisas de opinião realizadas pelos institutos Real Time Big Data e Paraná Pesquisas.
No dia 24 de setembro, levantamento do Real Time Big Data mostrou que 66% dos alagoanos aprovavam a administração de Paulo Dantas, enquanto 31% desaprovavam. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 22 e 23 de setembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22 de outubro) pelo Paraná Pesquisas, a aprovação de Paulo Dantas caiu para 61,6%, enquanto a desaprovação subiu para 34,9%. Outros 3,5% não souberam responder. O levantamento ouviu 1.504 eleitores entre os dias 17 e 21 de outubro e possui margem de erro de 2,6 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Crise na Saúde pressiona o Governo, que vê JHC crescer nas pesquisas
A variação negativa coincide com o agravamento da crise na saúde estadual, marcada por denúncias de encerramento de atendimentos especializados, principalmente, na neurologia, pressão sobre os profissionais e demissões nos hospitais, como no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.
Nos senadinhos políticos, vereadores e secretários municipais de diferentes cidades. avaliam que o tema saúde, considerado prioridade para grande parte do eleitorado, tem sido o principal foco de desgaste do governo e pode influenciar diretamente o cenário eleitoral de 2026.
A queda da aprovação ocorre no mesmo período em que opositores passaram a associar diretamente a crise da saúde ao governador e ao grupo político dos Calheiros.
Para o deputado Federal Alfredo Gaspar (União), Paulo Dantas "deu um calote na saúde de Alagoas".
- JHC lidera pesquisa para o Governo de Alagoas contra Renan Filho, aponta Paraná Pesquisas
- Veja como está a disputa ao Senado em Alagoas com Renan Calheiros, Arthur Lira e Alfredo Gaspar
A tendência de aumento da reprovação do governador Paulo Dantas acende alerta no Palácio República dos Palmares, especialmente porque o nome do governador está diretamente ligado ao projeto de poder do MDB em Alagoas.
Nos bastidores, aliados já admitem preocupação com o impacto da crise na disputa eleitoral de 2026, e veem crescimento de JHC nas pesquisas eleitorais ligado diretamente aos problemas que o Governador Paulo Dantas não consegue solucionar




