Nova tarifa social da energia em Alagoas garante 100% de desconto para baixa renda
Carlos Morais, Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, destacou a importância da atualização cadastral. Em Alagoas, mais de 560 mil famílias já aproveitam os benefícios da Tarifa Social.

Uma importante novidade para milhares de famílias alagoanas de baixa renda foi apresentada nesta quinta-feira (26) pelo Grupo Equatorial Alagoas ao Governo do Estado. Em reunião na Secretaria de Estado da Cidadania e do Desenvolvimento Social (Seads), a distribuidora detalhou a nova Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que entrará em vigor a partir de 5 de julho e prevê 100% de desconto na tarifa de consumo para até 80 kWh por mês.
O encontro, que contou com a presença da secretária Kátia Born, teve como objetivo reforçar a parceria entre a Equatorial e o Estado na ampla divulgação do benefício, visando alcançar o maior número possível de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A nova medida é estabelecida pela Medida Provisória nº 1.300/2025 e tem alcance nacional, com estimativa de beneficiar cerca de 60 milhões de pessoas em todo o país, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). Nas sete unidades da federação onde o Grupo Equatorial atua — Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul — a expectativa é atender mais de 19 milhões de brasileiros.
O que muda e quem tem direito?
A principal mudança é que, a partir de julho, famílias elegíveis terão um desconto integral no valor da tarifa de energia consumida para os primeiros 80 kWh/mês. Anteriormente, o benefício da Tarifa Social não garantia um abatimento de 100% para todos. É fundamental destacar que o desconto se aplica apenas ao consumo de energia, e não aos tributos federais, estaduais e municipais (como ICMS e PIS/Cofins) que compõem a fatura. Outras cobranças, como a contribuição para iluminação pública ou parcelamentos de dívidas anteriores, também continuam normais. Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh/mês, o cliente de baixa renda pagará apenas o valor proporcional ao consumo excedente.
"Essa parceria entre o Governo de Alagoas, a Equatorial e o Governo Federal é fundamental para garantirmos dignidade e melhores condições de vida às famílias em situação de vulnerabilidade. O novo modelo da Tarifa Social representa um avanço importante, porque assegura um alívio real no orçamento doméstico dessas famílias, com 100% de desconto na tarifa de energia para os primeiros 80 kWh. Nosso compromisso é ampliar o acesso a esse benefício e levar informação a quem mais precisa", ressaltou a secretária Kátia Born.
Para ter direito à nova Tarifa Social, as famílias devem se enquadrar em um dos seguintes critérios:
Inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 759,00).
Idosos (65 anos ou mais) ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Famílias com renda de até três salários-mínimos que possuam membros com deficiência que necessitem de uso contínuo de equipamento elétrico.
Famílias indígenas ou quilombolas cadastradas no CadÚnico.
Mesmo pessoas que não sejam titulares da conta de energia, mas que residam no mesmo imóvel e cumpram os critérios, podem solicitar o benefício.
Alerta para atualização cadastral e canais de atendimento
Carlos Morais, Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial Alagoas, destacou a importância da atualização cadastral. Em Alagoas, mais de 560 mil famílias já aproveitam os benefícios da Tarifa Social. No entanto, o gestor alerta que cerca de 190 mil famílias que atendem aos critérios ainda não realizaram o cadastro ou a atualização no CadÚnico.
“Para receber o benefício da Tarifa Social de Energia, o cliente precisa manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, o que pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. Com o cadastro regularizado, o benefício passa a ser aplicado automaticamente na conta de energia elétrica. Se o benefício foi perdido por falta de atualização, ele pode ser reativado assim que o cadastro for regularizado”, explicou Morais.
A solicitação da Tarifa Social pode ser feita de forma simples, por meio dos canais de atendimento da Equatorial Alagoas:
Site:
.brwww.equatorialenergia.com WhatsApp: Assistente virtual Clara – (82) 2126-9200
Atendimento presencial: Agências e pontos físicos na capital e interior do estado.
Para verificar o NIS ou consultar sua situação no CadÚnico, o cliente pode ligar gratuitamente para a Central do Ministério do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003 ou acessar o portal www.gov.br.
Fonte: Equatorial Energia
Leia mais:
- Verde Alagoas: Senadinho desvenda mistério e revela os verdadeiros donos, afastando boatos de Kil e Calheiros
- Santana do Mundaú Brilha: Arteterapia é eleita a melhor experiência de saúde em AL em mostra nacional do SUS