Renan Filho afirma que concorrerá ao governo de Alagoas em 2026
A declaração foi feita em Arapiraca, onde o ministro assinou a ordem de serviço para a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou oficialmente nesta segunda-feira (7/08) que será um dos candidatos ao governo de Alagoas.
A declaração foi feita em Arapiraca, onde o ministro assinou a ordem de serviço para a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade.
Leia também:
Pesquisa aponta JHC com 74% na Região Metropolitana de Maceió para o Governo de AL
Comissão de Educação aprova obrigação de ar-condicionado nas salas de aula
Renan Filho afirmou que seguirá as regras eleitorais e que se afastará do cargo de ministro de Estado do governo Lula dentro do prazo exigido. “Eu vou me desincompatibilizar em abril para ficar apto a disputar as eleições”, discursou à imprensa.
Boatos que circulam em Alagoas indicam que Renan Filho será candidato por solicitação do pai, Renan Calheiros, que teme a perda de influência no estado com o crescimento de opositores, entre eles Arthur Lira e o prefeito JHC de Maceió. Para o senador, é de suma importância se manter no governo de Alagoas.
Outro boato que circula é que Renan Filho estaria desgostoso com o cargo de ministro de Estado. Conforme alguns sites e jornais, o ministro tinha o intuito de ganhar visibilidade como um dos ministros do governo Lula e, talvez, não impossível, ser escolhido como vice-presidente de Lula em 2026, ou até mesmo ser escolhido para substituir o presidente nas eleições de 2026.