Renan Calheiros critica tarifas de Trump e defende economia brasileira
O senador afirma que os verdadeiros patriotas vão trabalhar para proteger as empresas e os empregos nacionais.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) declarou no plenário do Senado, em Brasília, que as tarifas dos EUA contra as exportações brasileiras são uma "esquizofrenia tributária" de Donald Trump.
O senador afirma que os verdadeiros patriotas vão trabalhar para proteger as empresas e os empregos nacionais. Ele ressalta que, infelizmente, essa tarifa irá impactar a economia nacional de forma negativa, pois vai prejudicar as exportações brasileiras para os Estados Unidos. Cerca de 11% das exportações do Brasil são destinadas aos EUA.
Leia também:
Família Bolsonaro enfrenta queda de popularidade e relações frias com aliados
Alagoas alcançou o segundo maior avanço no IDEB do pais
Embora seja um percentual significativo, a dependência já foi maior anos atrás. Com a política de Lula em diversificar os mercados exportadores, essa dependência diminuiu significativamente. Além disso, Renan Filho (não Renan Calheiros, que é o senador em questão) ressaltou que o Brasil compra mais do que vende para os Estados Unidos.
O senador afirma que Trump teme a perda de influência global e, mais ainda, o enfraquecimento do poder do dólar, na hipótese da criação de uma nova moeda para os BRICS.