Governo dos EUA deseja o fim do PIX: Ele prejudica empresas financeiras
Mas por que esse medo todo por um simples sistema de transferência financeira? De acordo com o relatório, com o uso crescente do PIX pela população brasileira, muitas empresas americanas do setor financeiro perdem receitas

A eficiência do PIX brasileiro vem gerando incômodo não só ao governo dos Estados Unidos, mas também a grandes empresas do setor financeiro.
O sistema de pagamento instantâneo PIX, desenvolvido pelo Banco Central brasileiro, está sendo monitorado pelos Estados Unidos desde 2022. Em um relatório divulgado pelo governo americano, a eficiência e popularização do uso do PIX no Brasil têm gerado medo e preocupação por parte das empresas e pelo próprio governo dos EUA.
Leia também:
Mas por que esse medo todo por um simples sistema de transferência financeira? De acordo com o relatório, com o uso crescente do PIX pela população brasileira, muitas empresas americanas do setor financeiro perdem receitas. Pois muitos preferem usar formas de pagamento e transferência de dinheiro que não cobram taxas. Quem vai preferir usar cartão de crédito ou débito com a facilidade do sistema de pagamento instantâneo?
Além disso, não agrada ao governo americano a ideia de criar novas moedas para substituir o dólar no comércio internacional. Essa hipótese assusta os EUA pelo simples motivo de eles usarem a própria moeda oficial como arma diplomática. As decisões do governo americano influenciam diretamente a economia global. Um exemplo é quando o banco central dos EUA aumenta os juros, fazendo vários investidores correrem para os Estados Unidos, deixando vários países sem liquidez.