PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da minoria na Câmara dos Deputados
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em que Caroline de Toni (PL-SC) renunciou ao posto.

O Partido Liberal (PL) oficializou nesta terça-feira (16) o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como líder da minoria na Câmara dos Deputados. A manobra é vista como uma tentativa de blindar o filho “03” de Bolsonaro de uma possível perda do mandato.
O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em que Caroline de Toni (PL-SC) renunciou ao posto e passou a ser vice-líder.
“Gostaria de comunicar a todos a minha renúncia à liderança da minoria da Câmara dos Deputados para transferir essa responsabilidade ao deputado Eduardo Bolsonaro. Tomamos essa decisão convictos de que o Brasil precisa de união e de coragem, especialmente diante das perseguições políticas que tanto o Eduardo quanto seu pai, Jair Messias Bolsonaro, estão sofrendo”, disse a deputada.
A transferência do cargo é vista como uma forma de blindar Eduardo, que está autoexilado nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano. Ao assumir a liderança, ele não precisará justificar suas ausências nas sessões, evitando assim uma possível perda de mandato por excesso de faltas.
De acordo com o regimento da Câmara, a indicação precisa ser oficializada pelo presidente da Casa. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) informou que enviou um comunicado ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), que nega ter sido procurado.
Veja o anuncio abaixo: