Hugo Motta barra indicação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria, e deputado pode ser cassado por faltas
A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara nesta terça-feira (23).

Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, barrou a indicação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como líder da minoria na Casa. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara nesta terça-feira (23).
“Evidencia-se a incompatibilidade do exercício da Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, visto que se encontra ausente do território nacional”, afirmou Motta em seu parecer, publicado uma semana após o Partido Liberal (PL) anunciar o nome de Eduardo para ocupar o cargo.
Leia também:
- PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da minoria na Câmara dos Deputados
- PGR denuncia Eduardo Bolsonaro por coação nos EUA
- Senado busca reverter tarifas dos EUA, mas Eduardo Bolsonaro promete barrar diálogo
A manobra foi vista por muitos como uma forma de blindar o filho do ex-presidente Bolsonaro de um processo de cassação de mandato por faltas, já que o líder da minoria não precisa justificar ausências.
Eduardo está morando nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano. Ele chegou a pedir licença em março, mas o prazo para ausência justificada terminou em julho.
Agora, sem conseguir o cargo de líder da minoria, Eduardo precisa justificar suas faltas ou poderá sofrer um processo de cassação.