Entenda por que Paulão (PT) pode ficar fora da disputa pelo Senado
O PT em Alagoas não consegue ver um futuro promissor no Senado.

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas recebeu orientação nacional para priorizar a candidatura de um deputado federal nas eleições de 2026. A decisão pegou o atual deputado federal, Paulão, de surpresa e frustrou suas ambições políticas de médio prazo.
Segundo portais de notícias locais, Paulão deseja tentar uma das vagas para o Senado em 2026. No entanto, o partido não vê essa ideia com bons olhos. Mas por que? Senadinho vai explicar.
Leia também:
PT frustra planos de Paulão para o Senado em 2026. Entenda
Governo dos EUA deseja o fim do PIX: Ele prejudica empresas financeiras
O PT em Alagoas não consegue ver um futuro promissor no Senado. O estado de Alagoas terá duas vagas em 2026, e ambas já estão praticamente garantidas para dois políticos influentes do estado. Nenhum deles é petista, mas ambos têm uma boa relação com o partido, especialmente com o atual presidente da República, Inácio Lula da Silva.
Sendo assim, o partido teme arrumar briga desnecessária com dois políticos aliados e um dos mais poderosos de Alagoas. Na visão estratégica do PT, vale mais a pena apoiar aliados de outros partidos na eleição ao Senado do que tentar "roubar" uma das vagas deles. Mas quem são esses dois políticos? O atual senador Renan Calheiros e o deputado federal Arthur Lira.