Reforma no Congresso: Veto de Lula pode reduzir bancada Alagoana
Com o veto de Lula, os estados que ganharam novos moradores vão aumentar a quantidade de deputados e os que diminuíram vão perder.

Tem circulado conversas pelo estado de Alagoas de que os deputados estaduais e federais do estado estão apreensivos com as eleições de 2026. Para alguns, é por causa das eleições presidenciais que prometem pegar fogo. Mas, na realidade, é outro assunto, um mais delicado que impacta diretamente a vida dos deputados estaduais e federais de Alagoas.
O presidente Lula vetou o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados e pelos senadores que tinha o objetivo de aumentar a quantidade de deputados federais. Esse aumento seria de 513 deputados federais para 531. Essa medida impõe a necessidade de evitar a diminuição de cadeiras nos estados em que a população diminuiu. Alagoas é um dos estados em que a população desceu e as previsões são de que a população alagoana continue a diminuir.
Leia também:
Fibromialgia: Lei sancionada garante direitos de deficientes
Flávio Bolsonaro apresenta pedido de impeachment de Moraes
Com o veto de Lula, os estados que ganharam novos moradores vão aumentar a quantidade de deputados e os que diminuíram vão perder. Alagoas tem atualmente 9 deputados, e a partir do próximo ano serão 8 deputados federais. Em nível estadual, a Assembleia Legislativa terá 24 deputados estaduais. Atualmente, são 27 parlamentares.
Alguns parlamentares chegaram a conversar com o senador Renan Calheiros e com o deputado Arthur Lira sobre o assunto. Mas os dois afirmaram que não é impossível resolver o veto de Lula, mas é pouco improvável que o Congresso derrube esse veto.